quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Por onde começar a aprender japonês

Pelo fato de muitos leitores do blog terem dúvidas sobre o que estudar e quando estudar, resolvi escrever um post sobre o assunto. Aqui, qualquer pessoa que deseja aprender japonês, encontrará um guia mostrando o que deve ser estudado no seu devido tempo.

Antes de qualquer coisa

Verifique se você possui as fontes MS Gothic e MS Mincho no seu computador. Sem elas você não vai conseguir ver os símbolos japoneses no seu computador nem estudar as lições de cada artigo do blog.

Eu escrevi dois posts sobre esse assunto, mostrando como instalar as fontes japonesas e também como instalar o IME, suporte a japonês do Windows, que serve para escrever textos em japonês no computador.

Comece pelo alfabeto fonético

A língua japonesa possui dois alfabetos fonéticos: Hiragana e Katakana. Sendo fonéticos, cada símbolo desse alfabeto corresponde a um som do idioma oriental. Com estes alfabetos, podemos escrever qualquer palavra em japonês e nos comunicarmos perfeitamente com qualquer nativo oriental do Japão.

Sugiro que leiam os artigos introdutórios sobre japonês:

1. A escrita japonesa veio da china?
2. Introdução à escrita japonesa.
3. Os símbolos do hiragana e katakana.

Em seguida estudem usando o curso de Hiragana do blog e depois estudem o curso de katakana.

Existe também o romaji, que é uma transcrição fonética do japonês para o português. Romaji não é uma língua, mas uma forma de se escrever palavras do japonês usando as letras do nosso alfabeto. Assim, podemos escrever palavras do mesmo modo que falamos em japonês. Como a palavra sayounara que em japonês se escreve さようなら. No caso sayounara é a transcrição fonética do japonês para português.

Eu sugiro que você não se prenda ao romaji, ela é uma ferramenta auxiliar para brasileiros, sendo assim, nada garante que você consiga se comunicar com um japonês usando romaji. A utilidade desse padrão de escrita é facilitar a leitura dos símbolos japoneses para nós e nada mais que isso.

Kanji e Gramática

Sabendo hiragana e katakana, é hora de estudar kanjis, partículas e gramática. O fato de separar a gramática dos kanjis ocorre pelo fato de que os kanjis são ideogramas; ou seja, idéias representadas através de desenhos. Eles possuem suas próprias regras de escrita; podem ter duas ou mais pronúncias e mais de um significado dependendo do contexto. Por si mesmo, kanji é complexo demais para se estudar em conjunto com gramática. Por isso, separei o idioma dos ideogramas.

No blog, estudamos a gramática japonesa usando hiragana e katakana, então não tente aprender gramática sem saber estes dois alfabetos fonéticos. Somente sabendo os conceitos de gramática, hiragana e katakana você estará capacitado para se comunicar escrevendo com os japoneses. Mesmo assim, não recomendo deixar os kanjis de lado.

Aos poucos, iremos mostrando como os kanjis são usados no mundo real e como eles se integram com a gramática japonesa. Não é nosso objetivo separar kanjis e gramática tanto assim.

Como encontrar os cursos

No blog existem palavras chaves chamadas marcadores, todos os artigos do blog estão separados por temas ( os marcadores ) e ordenados pelos artigos mais recentes. Então, o curso de hiragana pode ser encontrado clicando no marcador Curso de hiragana. Como os artigos mais recentes aparecem primeiro, a primeira aula se encontra no fim dos artigos. Basta clicar no link postagens anteriores até chegar na última página e começar a ler.

Um outro caminho para encontrar os artigos adequados é usando o arquivo blog. Para isso, basta clicar num mês de determinado ano para listar os artigos que foram publicados no mês selecionado. Depois disso, basta clicar no artigo desejado para ler.

Tópicos relacionados:

Leia também

5 comentários:

  1. Adorei o Post e parece que vou adorar o Blog

    Comecei a aprender 日本語 por blogs mesmo, e não me queixo... Aprendi um bom hirogana e katakana (ainda deslizo em alguns katakanas), e tive um conceito bem bom de gramática... E em diversos blogs tem trexos em japonês mesmo, pra eu treinar. Acho excelente.

    Não tenho muito interesse em escrever e falar na lingua, por que não pretendo ir pro Japão tão cedo... Mas quero muito entender (e parece ser a parte mais dificil)

    Continue com o bom trabalho, você ganhou um leitor.

    ResponderExcluir
  2. おはよ せんせい, será q vc poderia me mandar uma lista de verbos e expressões em japones? Eu ja decorei o hiragana e o katakana e agora só me falta conhecer as palavras japonesas para relaciona-las com seu respectivos caractere, e claro aquele maldito kanji.Como foi q o senhor aprendeu?Eu tambem estou com algumas duvidas sobre a formação das frases, mas depois a gente conversa,さよなら ござい待っす.

    ResponderExcluir
  3. Posso sim. Coloca seu e-mail nos comentários que eu te mando.

    Mas na verdade estou preparando um artigo com uma lista de verbos.

    Também estou querendo escrever sobre expressões verbais e vocabulário em japonês. Acho que isso seria bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Blog legal e me deixou mais intusiasmada ainda em aprender JAPONÊS, mas o meu problema é o seguinte: não tow achando tão difícil aprender os kanas, mas sim escrevê-los. É mt difícil representar aqles símbolos no papel(faço kda garrancho q só). Isso me desanima um poukinhu e gostaria de saber como resolver isso!
    Ah, aproveitando q tow aki qro parabenizá-lo pelo blog q está d+. Ainda não deu tempo de ler td mas garanto q chego lah. Qualqr novidade aki no blog me avise. Meu e-mail/msn é: tefinha_lindinharj@hotmail.com se quiser add fiq a vontade
    BjoksS*
    Stefane
    =*

    ResponderExcluir
  5. Stefane,

    Primeiramente, gostaria de avisar que o Blog mudou para www.linguajaponesa.com.br.

    Quanto ao seu problema, estou pensando em criar um artigo sobre o asunto, mas vou adiantar algumas dicas para você.

    1. Comece desenhando em vez de escrever:
    Escreva devagar tentando desenhar o símbolo que está vendo. Desenhe tentando obdecer os tamanhos e as proporções dos traços. Com o tempo a nossa mente acaba gravando o movimento da mão e os traços saem mais naturais.

    2. Use sempre um estilo de letra como referência:
    Eu pratico muito imprimindo os símbolos numa folha de papel e tentando escrever igual.

    3. Pratique bastante
    No início, eu também escrevia muitos garranchos e os traços saim tortos e fora de alinhamento. Eu pratiquei muito. Comprei um caderninho de notas pequeno e enchi de rabiscos tentando desenhar os símbolos da forma mais perfeita.

    Hoje, alguns amigos até me elogiam, dizem que desenho os símbolos muito bem. Mas eu sei que ainda tenho que praticar bastante.

    Não desista, o final é sempre recompensador. Só não cobre muito de você mesma. Lembre que você está aprendendo a escrever novamente, fazendo aqueles exercícios de caligrafia de quando era criança. :) Lembra disso? É a mesma coisa agora.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir