terça-feira, 14 de outubro de 2008

Usando verbos para sugerir idéias

Em japonês, podemos usar os verbos para fazer sugestões de ações. Essas sugestões são feitas com o verbo e uma terminação especial chamada ましょう ( mashoo )...

Leia o resto do artigo.

Este blog mudou para o endereço www.linguajaponesa.com.br. Por favor, atualizem seus favoritos. Quem usa o feed http://feeds.feedburner.com/LinguaJaponesa não vai precisar realizar nenhuma mudança, mas o resto vai precisar atualizar o endereço para o endereço atual.

Leia também

4 comentários:

  1. hey!

    Essa é minha primeira visita no seu blog! bacana! vou linkar! abs

    ResponderExcluir
  2. Value Brul. Obrigado.
    Ainda vai aparecer muito mais coisas legais por aqui. É só esperar.

    ResponderExcluir
  3. opa!

    então, ましょお é usado pra transformar um verbo em uma ideia...

    é um conceito um poco diferente pra mim

    mas, essa utilizacao com か fez aparecer o "deveria"... muito bom saber como falar isso, apesar de assim soh aparecer em interrogativas

    hmm, eu dei uma passada rápida pelas aulas de gramatica/verbos... vc citou que dah pra "conjugar" os verbos em presente e passado, afirmativo e engativo, formal e informal (dah umas 8 conjugacoes)

    eu jah tinha lido algo assim, mas, ninguem nunca fala nada sobre o futuro. eu começo a ficar curioso, como eu digo "amanhã vou à aula"? seria "amanha ir escola"? o verbo igual ao tempo presente afirmativo, e o "amanha/semana que vem/mes que vem/ano que vem/hoje" sendo trocado como necessario?

    (ficou grande...)

    ResponderExcluir
  4. ましょお não transforma o verbo numa idéia não. Ele só muda um pouco o sentido do verbo dando passando uma idéia de futuro.

    Acho que não me expressei muito bem nessa frase.

    ResponderExcluir