terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O que aconteceu no blog até novembro

Andei lendo e percebi que alguns blogs fazem um resumo mensal sobre as atividades realizadas todo início de mês. Achei isso muito interessante, uma vez que podemos ver o nosso progresso. Também é uma ótima oportunidade para agradecer todos os que contribuíram para o crescimento deste blog e falar um pouco sobre o futuro dele.

Sabemos que aprender um novo idioma não é tarefa fácil, mas o que venho tentando fazer, além de dividir o meu conhecimento e aprender mais com vocês, é mostrar que adquirir a habilidade de falar e escrever em outra língua, talvez não seja tão complicado como muitos pensam.

Sobre o que aprendemos

  • Aprendemos a reconhecer 57 kanjis;
  • Conjugar verbos e usar alguns deles em determinadas expressões;
  • Um vocabulário pequeno e essencial com a ajuda do youtube;
  • Aprendemos o básico sobre adjetivos e suas formas simplificadas;
  • Aprendemos muitos tópicos simples de gramática, usando partículas básicas e advérbios de lugar;
  • Os alfabetos fonéticos de hiragana e katakana;
  • Aprendemos o básico sobre como ler e escrever o calendário japonês usando kanjis;
  • Por fim, aprendemos a contar usando kanjis de 1 até 99.
Sobre quem visita este blog

Quando comecei a escrever sobre língua japonesa, não esperava tanto. Este mês ultrapassamos a quantidade de 4.500 visitas ao mês em pouco menos de um ano de vida.

Hoje o Língua Japonesa conta com cerca de 30 assinantes de Feeds, que lêem os artigos, comentam e enviam e-mails. Estou muito contente com tanto progresso e com tantas pessoas que participam colaborando comigo.

Sobre o futuro

Pensando em melhorar ainda mais a qualidade do blog e a diversidade de artigos, estou me programando para sair do blogger e usar uma hospedagem mais profissional. Num futuro bem próximo passaremos a usar o domínio (endereço de internet) www.linguajaponesa.com.br e vou disponibilizar um e-mail para comunicação direta com os participantes do blog.

Pretendo reescrever alguns artigos para facilitar a compreensão e melhorar a organização deles, separando por marcadores ou categorias mais adequadas.

Meus agradecimentos

Por fim, mas não menos importante. Gostaria de agradecer a todos vocês pelas visitas e participações. Elas foram e sempre serão muito importantes para o Língua Japonesa.

Também tenho um agradecimento especial para os comentaristas mais ativos deste blog durante o mês de novembro e os outros meses que já se passaram. Obrgado à Gesiane, Luciana, Hitsugaya Toushirou, Felipe e muitos anônimos. Vocês contribuíram muito com o crescimento dos artigos, comentando, enviando suas dúvidas e sugestões.

どうも ありがとう ごじます。

Este blog mudou para o endereço www.linguajaponesa.com.br. Por favor, atualizem seus favoritos. Quem usa o feed http://feeds.feedburner.com/LinguaJaponesa não vai precisar realizar nenhuma mudança, mas o resto vai precisar atualizar o endereço para o endereço atual.

Leia também

5 comentários:

  1. Que ótimas notícias!

    Esse site é a parada obrigatória pra mim todos os dias, é excelente que ele vai melhorar ainda mais!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi uma pessoas tão disposta a ajudar!
    Eu venho aprendendo muito com esse site!
    Estou cada dia mais interessado na língua japonesa. Agora não me parece mais uma coisa impossível. A maior parte do material encontrado na internet, que já é pouco, se encontra em inglês... Meu amigos estão falando que eu sou louco em estudar isso, mas está sendo muito divertido, é como se eu entrasse em outro mundo...
    Aproveitando, a melhor forma de escrever meu nome, Jairo Farleu, é essa: ジャイロ ファルレイ.
    Aproveitando, em japonês agente usa vírgulas e pontuações desse tipo normalmente?
    Obrigado por tudo!
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo, meu nome é Jairo Farley

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos elogios e comentários, pessoal.

    Em japonês, eu já percebi o uso de uma vírgula ( 、) e do ponto final( 。). Além disso, tembém temos os acentos (˚ e ゛).

    ResponderExcluir
  5. こんにちわ。

    O Lingua Japonesa tah no caminho certo, tenho certeza... aqui jah tirei muitas dúvidas, complementei o que jah sabia... você está de parabéns mesmo!!!

    おめでと。

    ResponderExcluir